Que são metas SMART (e como aplicá-las facilmente)

O que é meta SMART? Como aplicá-la de forma prática e fácil!

Antes de dar uma explicação mais técnica, eu vou te contar o meu exemplo pessoal. Eu sempre estive acima do meu peso. Após romper um dos meus “tendões de Aquiles” eu cheguei aos 89 kilos e não conseguia perder peso. Cada vez mais eu me sentia pior sobre mim mesma e estava em um círculo vicioso difícil de quebrar. Eu me senti mal por estar acima do peso e não me controlava muitas vezes, mas comer (e comer MAL) me fez sentir ainda pior.


O dia chegou quando eu disse CHEGA. Eu queria mudar e romper esse círculo vicioso. O que eu fiz? Determinei um objetivo: Voltar a me sentir bem com meu corpo. Para alcançar esse objetivo, foi preciso também criar objetivos secundários que iriam me ajudar a alcançar a meta principal ( 72 Kilos) . Entre eles comer mais frutas e legumes, deixando o açúcar refinado,  produtos processados, refrigerante ​​e seguir um programa de exercícios. E I got it!

Com esta confissão pessoal (e real) eu quis ilustrar que para qualquer área da nossa vida é necessário você traçar um plano de ação, mas muitas vezes é difícil tirá-los do papel.

No lado profissional tenho contato com muitas empreendedoras que estão começando a usar a internet para divulgar seus produtos e serviços, mas por muitas vezes tem dificuldades de realizar as tarefas necessárias que essa jornada impõe e por 2 simples motivos: Definições de metas e como executá-las.
Não importa se você tem uma visão estratégica ou não.  Se você adotar ferramentas como modelo SMART, você vai estruturar de forma eficiente o seu plano de ação, tirá-lo do papel para alcançar o tão almejado sucesso.



Exemplo de como você pode usar as Metas SMART:

    • Específico:  Defina suas metas sem ambiguidade. Quem está envolvido, como irá resolver e por que. Se meu objetivo é para se sentir melhor com o meu corpo e eu falo “ser saudável” é ambíguo. Seria mais saudável se eu deixo de fumar, fazer mais exercício e mudar minha dieta. Se defini como meta “Perder peso comendo mais vegetais” Eu estou focando um aspecto específico.
    • Mensurável: A meta e o processo deve ser quantificável ( colocar em números) . Se você disser “eu vou perder peso” ou “eu vou fazer mais exercício” são metas muito vagas. Eliminar 1kg ‘ atinge o seu objetivo? Sair para caminhar 2 vezes por semana você se aproxima de seu objetivo? Se você escolher uma meta quantificável você verá o seu progresso. “Quero perder 5 kg” ou “Eu vou fazer 20 abdominais ” são objetivos que podem ser medidos com muito mais objetividade.
    • Atingível : Está tudo bem para perseguir seus sonhos, mas se você colocar uma meta muito alta, você pode desencoraja rápido. Se você passou anos com uma alimentação pouco saudável não é uma boa idéia tentar a mudar radicalmente de um dia para o outro. Mudanças nos hábitos alimentares levam tempo. E você já sabe que fazer uma mudança de hábito é muito melhor que fazer apenas uma dieta.
    • Relevantes: A cada meta você deve focar no seu objetivo final.  Se você quer se sentir melhor e ser mais saudável, essas são as grandes metas, e estão além de você apenas perder os 5 kg.  Ser mais saudável é um objectivo relevante em sua vida. O problema  surge quando você começar a se exigir demais. Você tem que ser realista e saber de que você é capaz. Se escolher uma dieta extremamente rigorosa você corre o risco de “desistir” em breve, sentir que você falhou e ficar frustada por não ter alcançado o seu grande objetivo.
    • Temporal: Seu objetivo deve ter um limite de tempo para você começar. Se não o fizer, isso é bem possível que sempre arranjará uma desculpa para protelar o começo. Decida quando você vai entra em ação (de preferência com data e hora) e quanto tempo você dar-se-a para realizar seu objetivo.

Aplicando a META SMART no seu negócio

Por muito tempo eu chegava ao final do dia, com a sensação de não ter feito nada ou com a  de não terminar qualquer tarefa que me propus naquele dia.

Por outro lado, nas minhas aulas da Mentoria Programa Vida Digital eu ouvi muitas vezes minhas alunas queixam-se estar “estressadas”, entre as tarefas do treinamento a ” e as suas obrigações do dia a dia ( arrumar a casa, cuidar dos filhos, fazer jantar, criar os post, estudar ferramentas digitais, criar artigos para o blog, gravar os vídeos, ler e-mails…..) . Elas estavam sobrecarregadas, bloqueadas e não conseguiam avançar.

O fato de estar sobrecarregadas e o sentimento nunca atingir seus objetivos, afetava negativamente a auto – estima.

As Metas SMART podem ajudar a organizar e nos concentrar no que queremos.

Se você quiser aplicar a meta SMART em casa ou para o seu negócio, você pode usar este modelo que eu criei.

Você pode imprimir, plastificar e ir periodicamente preenchendo os objetivos pessoais e profissionais!

 

 

 

Espero que seja útil!

E você? Você já definiu suas metas SMART? Você se atreve a fazê-lo? Me conta abaixo!

 

Fontes de pesquisa:

http://www.ideiademarketing.com.br/

http://www.lisboadesenvolvimento.com.br/

http://www.teacherandcoach.com/

http://www.eutenhoumplano.com/

 


Autor

Picture of Valeria Tanuri

Valeria Tanuri

Psicopedagoga Graduada pela Universidade Católica de Salvador e pós Graduada pela Faculdade Integradas Olga Metting em ensino a crianças com dificuldade de aprendizagem.

Proprietária da Caleidoscópio Comunicação agência especializada em criação de conceitos, posicionamento de marca através de livebrand e ações on e offline com realização de projetos no Brasil e na França para grandes empresas como Avon, AMBEV, Maxprint, Arcolor, Comgás, Pirelle, BBMapfre, BonyPlus, entre outras.

Deixe seu comentário

6 Passos para começar seu negócio digital Lucrativo!

Recomendados para você

Eventos

Em tempos de crise, aposte no digital!

Impossível não pensar em crise quando conversamos sobre eventos e negócios, certo?  E, nesses momentos de crise, todos nós sabemos que as empresas têm duas

Dicas de marketing

Como organizar um Webinar de sucesso?

A organização de um webinar pode ser bem parecida com a organização de um evento ou uma live. É preciso ter atenção aos detalhes, conhecer

Dicas de marketing

Desabafo: Eventos X Pandemia – Qual a Solução

Fico P da vida quando as pessoas ou empresas me procuram achando que marketing pela internet é ficar postando imagens bonitas, falando sobre o seu

5 perguntas para conhecer o público-alvo.

Não é novidade para ninguém que conhecer o público-alvo em detalhes torna maiores as chances de sucesso de uma empresa.  Quando se sabe exatamente para

Estilo de Vida

Empreender e envelhecer é uma uma arte!

Em 2013 quis dar mais sentido a minha vida. Comecei a pensar como seria minha velhice e o que eu deveria fazer para ter uma

Junte-se a mais de 20 mil pessoas

Entre para nossa lista de conteúdos exclusivos

Não são permitidos spam, comentários ofensivos ou com objetivo único de divulgar um link externo.
Todo conteúdo desse site é de autoria própria e são protegidos por direitos autorais.
É proibida a reprodução de qualquer conteúdo desse blog em qualquer formato que não conste seus créditos de autoria devidamente explícitos.
A informação publicada neste blog é baseada na minha pesquisas e experiências vividas e estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Informações regulamentadas e de terceiros devem ser verificadas nos sites oficiais.

Esse site respeita sua privacidade e não comercializa informações de seus leitores.

Eventuais parcerias e conteúdo patrocinado serão identificados como tal.
Para maiores informações entre em contato pelo email: valeria@programavidadigital.com.br

Copyright 2024 © All rights Reserved. Design by Elementor