5 perguntas para conhecer o público-alvo.

Não é novidade para ninguém que conhecer o público-alvo em detalhes torna maiores as chances de sucesso de uma empresa. 

Quando se sabe exatamente para quem os produtos são desenvolvidos, é possível direcionar os processos para atender às demandas de forma específica e com mais efetividade. Mas conhecer as minúcias do perfil do seu cliente pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você trabalha com produtos inovadores e de foco abrangente. 

Pensando nisso, selecionamos algumas perguntas-chave que podem ajudar a descobrir as características do público-alvo, permitindo a concepção de campanhas mais efetivas de marketing digital e a personalização dos produtos de acordo com as necessidades dos clientes. 

Por que conhecer o público-alvo? Quando se fala em marketing digital, entender exatamente quem são os seus clientes é fundamental

Com tantas alternativas de personalização para os anúncios à disposição na internet, ignorar o perfil do público-alvo significa perder dinheiro – ou, pelo menos, desperdiçar parte do seu potencial. 

Conhecer os clientes significa entender como eles se comportam na internet e fora dela: em que horário estão online, onde moram, que idade têm, do que gostam, quanto estão dispostos a gastar e o que os motiva a isso

Trata-se, em outras palavras, de definir um cliente-padrão que personifique o seu público-alvo e possa servir como referência para as futuras campanhas de marketing

Isso porque, com as informações detalhadas em mãos, é possível personalizar os anúncios e segmentá-los para que atinjam apenas o seu cliente em potencial. 

Várias ferramentas de marketing digital permitem esse direcionamento, como e-mail marketing, Google Adwords e Facebook Ads. Assim, você foca em quem realmente importa e economiza dinheiro.

 5 perguntas para definir o público-alvo De acordo com a  consultora empresarial Peri Pakroo, em artigo publicado no portal Nolo, as características que melhor classificam o seu público-alvo incluem:

 – Idade

 – Gênero 

– Nível de renda 

– Hábitos de consumo 

– Ocupação

 – Estado conjugal

 – Condição familiar (filhos ou não) 

– Localização geográfica 

– Etnia 

– Ideologia política 

– Hobbies e interesses 

Conseguir essas informações é essencial para montar o perfil do seu cliente, mas não diz muito sobre o seu comportamento e as razões pelas quais o consumidor é motivado a comprar o seu produto. 

Para chegar a essas informações, o especialista em marketing digital Jayson DeMers, em artigo no site da Forbes, enumera cinco perguntas fundamentais: 

1. Quem são eles? Para responder a essa pergunta, você precisa descobrir as características citadas acima. Uma alternativa para entender o perfil do seu cliente é investir na análise de mercado. É possível citar alguns exemplos: uma loja especializada em utensílios maternos provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas, enquanto uma loja de bicicletas talvez veja o cliente-padrão definido como um homem solteiro de 18 a 25 anos. 

2. Quais são suas maiores necessidades, problemas e desejos? Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é necessário compreender os principais motivos que o levam a consumir. Pode ser uma necessidade específica e temporária ou um desejo antigo e permanente. Tudo vai depender do seu nicho de negócio e do cliente que você pretende atingir. Ao descobrir a motivação, é possível direcionar o produto e as campanhas de marketing para melhor atender à demanda. 

3. Onde eles buscam informações? Esse dado é fundamental para acertar na campanha de marketing. Se o seu cliente em potencial tem o hábito de ler jornais e não costuma passar muito tempo online, é preciso descobrir quais são esses jornais e quanto tempo ele costuma dedicar à leitura. Toda a informação é relevante para direcionar sua publicidade e torná-la mais assertiva. 

4. Qual o diferencial do produto? A melhor maneira de atrair o público-alvo é explicar claramente o diferencial da sua empresa na comparação com a concorrência. Como o seu produto irá beneficiar o cliente? A ideia é descobrir por que o cliente escolhe a sua empresa em detrimento dos concorrentes. 

5. Em quem eles confiam? Quais são as referências do seu setor? Quem são as pessoas capazes de criar opinião e ditar os rumos do mercado? Podem ser especialistas, celebridades, esportistas… Tudo depende do seu nicho de atuação e do público-alvo do seu produto. Ao identificar essas pessoas, marcas ou empresas, você pode investir na conexão, de forma a transferir a credibilidade delas pra o seu produto.

Fonte: Revolução da Recorrência


Autor

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Valeria Tanuri

Psicopedagoga Graduada pela Universidade Católica de Salvador e pós Graduada pela Faculdade Integradas Olga Metting em ensino a crianças com dificuldade de aprendizagem.

Proprietária da Caleidoscópio Comunicação agência especializada em criação de conceitos, posicionamento de marca através de livebrand e ações on e offline com realização de projetos no Brasil e na França para grandes empresas como Avon, AMBEV, Maxprint, Arcolor, Comgás, Pirelle, BBMapfre, BonyPlus, entre outras.

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